Nariz e orelhas nunca param de crescer
O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.
Plutão fica há cerca de 5,914 bilhões de quilômetros do Sol e tem apenas 2.400 km de diâmetro. A discussão sobre considerá-lo ou não um legítimo planeta do nosso sistema solar existe desde logo depois que foi descoberto, em 1930, por Clyde Tombaugh, mas foi reacendida há pouco tempo com a descoberta de centenas de corpos orbitando a zona do Cinturão de Kuiper, em 1992, por David Jewitt e Jane Luu. Alguns cientistas consideram o planeta apenas mais um entre esses corpos congelados (o maior deles até o momento), o que rebaixa Plutão ao nível de "planeta menor" ou "quase-planeta".
Mundo na realidade é silencioso e incolor
Sons e cores só existem dentro da gente. São vibrações de partículas, dentro de determinado comprimento de onda, que podem ser percebidas pelos nervos auditivo e ótico. Sem eles, veríamos o mundo como realmente é: silencioso e incolor. Tal como não escutamos o ultra-som nem vemos a radiação ultravioleta ou infravermelha.
Há diferença entre meteoros e meteoritos
Grandes pedaços de rocha vagam pelo espaço e eventualmente penetram na atmosfera da Terra. De maneira geral, consomem-se em fogo, produzido pelo aquecimento no atrito com o ar. São os meteoros. Quando o ângulo de penetração é favorável, atravessam a atmosfera e caem no solo. São os meteoritos.
Você achava que os pneus de aviões eram enchidos com ar, como os de nossos automóvies? Pois saiba que não. O gás usado para isso na aviação é o nitrogênio, pois seu volume não se altera com as variações de temperatura. Dado importante já que as aeronaves estão sujeitas a temperaturas que vão de 50 graus negativos, quando voam, a 80 positivos, quando pousam, devido ao atrito das rodas na pista.
Relógio mais preciso do mundo atrasa um segundo a cada 3 milhões de anos
O NIST-7 é o relógio mais preciso que já se construiu até hoje. Funciona no "National Institute of Standards and Technology" do Colorado, EUA. Segundo seu construtor, Robert Drullinger, se o NIST-7 funcionasse durante 3 milhões de anos, só atrasaria ou adiantaria um único segundo.
Computadores realizarão operações matemáticas com a velocidade do pensamento
Os computadores atuais já têm endereço certo: os museus. Os circuitos integrados serão substituídos por moléculas que reproduzem a estrutura genética de um organismo vivo. Os primeiros protótipos dos novos computadores já estão funcionando em centros de pesquisas norte-americanos. Realizam operações matemáticas com a velocidade do pensamento.
0 comentários:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO