sábado, 20 de março de 2010

CURIOSIDADES

Robô-enfermeiro é criado por cientistas ingleses

Cientistas ingleses querem amenizar a agressão que a seringa hipodérmica representa quando manejada por mãos pouco hábeis na coleta de sangue. Para isso, criaram um robô-enfermeiro, que tateia o braço do paciente para encontrar a veia a ser perfurada, calcula a força de resistência dos tecidos - músculo, gordura ou veia - e sugere o lugar mais apropriado para o operador inserir a agulha. O robô tambem monitora se a agulha está danificando a veia. Os cientistas dizem que o seu uso em seres humanos ainda deve demorar.

Computadores com emoção na voz

O grande desafio da informática não é fazer falar os computadores, mas fazê-los falar com o tom das emoções que povoam a alma humana. Até agora, os sintetizadores de voz fazem soar com o mesmo tom monocórdio coisas tão distintas como "eu te amo" e "eu vou te matar". As pesquisas para resolver este problema recém estão no início. Na Universidade da Flórida, a professora Darcy Truluck já introduziu comandos que permitem sugerir o tom com que a frase deve ser pronunciada. A solução deste problema tem crucial importância para integrar deficientes visuais e analfabetos no mundo em que vivemos.

Sábio grego mediu a circunferência da Terra com grande precisão em 300 a.C.

A maior façanha científica da História pertence ao sábio grego Eratóstenes (300 anos a.C.). Mediu a circunferência da Terra com grande precisão, apenas comparando a diferença das sombras projetadas pelos objetos, no mesmo momento, em duas cidades distintas - Alexandria e Siene (hoje Assuã). Obteve 43.200 quilômetros - apenas 9,27% a mais do que os 40.075 quilômetros medidos com os instrumentos modernos.

Máquina de voar caiu no Danúbio em 1811

O alfaiate alemão Albrecht-Ludwig Berblinger anunciou em 1811 a invenção de uma "máquina de voar". Para demonstrá-la, pretendia lançar-se do alto de uma fortaleza de 13 metros de altura e cruzar o Danúbio em vôo planado. Na hora, uma asa se desprendeu da engenhoca e Berblinger caiu no Danúbio. Desmoralizado, entregou-se ao álcool e mergulhou na mais funda miséria.

A forma do universo

O Universo é plano! Essa é a resposta encontrada pelos cientistas depois de estudos com um balão high-flying na região antártida, que suspendeu um telescópio na altura de 40 mil metros. O instrumento sobrevoou o continente gelado por dez dias. Para os astrônomos, a descoberta confirma que a luz, fora da ação da gravidade, viaja em linha reta, e não em curvas. A idéia de que o universo poderia ser curvo foi proposta por Albert Einstein.

Origem da expressão "Bug"

Os primeiro computadores eram grandes e utilizavam válvulas. Como consequência, as salas nas quais ficavam em funcionamento os tais "monstros" (em comparação aos micros de hoje) eram abrigos perfeitos para insetos ("bugs" em inglês), causando grandes problemas. Os bichinhos pousavam em alguma válvula ou chave, e morriam. Iam se acumulando até que as coitadas das máquinas paravam de funcionar - pois não tinham a mesma tecnologia de hoje. Quando descobriram a causa das máquinas pararem, ou seja, os insetinhos, acostumaram a chamar qualquer problema de BUG, originando assim a tão conhecida expressão.
(Colaboração de Thaís Couto)

Como e por quê são feitos os MP3

CDs utilizam um gigantesco número de bits (unidade de informação) para cada segundo de música. Por isso, armazená-los no disco rígido do computador seria algo pouco prático. Fazer download na Internet de uma música então, nem se fala. Levaria cerca de 2h para "baixar" um arquivo de três minutos. Os MP3 (formato de música digital bem difundido entre os micreiros) foram feitos para comprimir esse espaço e tornar as músicas digitais acessíveis aos computadores e "transportáveis" via rede. O grande desafio era diminuir o espaço ocupado pela música sem baixar sua qualidade. A estratégia usada é a seguinte, existem sons que o ouvido humano não escuta, há outros que escutamos melhor e ainda aqueles que são abafados por outros ruídos. A partir disso, concluiu-se que há sons que podem ser retirados das músicas sem que percebamos, diminuindo o tamanho do arquivo. Depois de feito, é usada a técnica usual de compressão de arquivos que ainda pode diminui-los pelo menos em 10 vezes.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO